QUILOMBO DO SOPAPO SEMPRE!
Manutenção da Ação Sociocultural do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.
O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, há 17 anos atuando no Bairro Cristal, em Porto Alegre, é coordenado por um coletivo de artistas e agentes culturais majoritariamente negros, comprometidos com a valorização da diversidade de gênero e de orientação sexual. O espaço abriga a Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro, o Telecentro Comunitário, um ateliê, salas multiuso, escritório e um jardim dedicado ao cultivo de plantas que preservam saberes ancestrais e que integram práticas de valorização e educação socioambiental.
Rumo à sua maioridade em 2026, o Quilombo do Sopapo desenvolve o projeto “Quilombo do Sopapo, Sempre! Manutenção da Ação Sociocultural do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo”, viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pelo programa Petrobrás Cultural. A iniciativa amplia a oferta de oficinas, cursos e serviços à comunidade, reforçando o papel da associação como um centro cultural comunitário voltado à cidadania cultural e ao desenvolvimento integral, especialmente de adolescentes e jovens.
O plano também prevê o fortalecimento da cadeia produtiva formada pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura que atuam no espaço, com ações continuadas de formação, assessoramento técnico e suporte logístico, estrutural e financeiro para os cinco empreendimentos criativos incubados no Quilombo do Sopapo. Integra ainda o desenvolvimento institucional do Ponto de Cultura como uma OSC cultural de referência em articulação, gestão e sistematização de práticas culturais inovadoras e sustentáveis.
EQUIPE DO PROJETO
CRISTINA ROSA
Coordenação Geral
JULIO RODRIGUES
Coordenador Administrativo
LEANDRO SILVA
Coordenação de Oficinas, Produtor Executivo, Monitoramento e Avaliação
BEATRIZ RODRIGUES
Assistente da Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro



